Como a timidez impacta as férias do seu filho tímido?

Como a timidez impacta as férias do seu filho tímido?

Neste texto, vamos tratar do impacto positivo que as férias podem ter sobre seu filho ou filha tímidos. Janeiro é um dos períodos mais esperados pela criançada por causa das férias escolares e viagens. A única preocupação é brincar e se divertir como se não houvesse amanhã. Para seu filho tímido, este pode ser um momento excelente em que ele pode fazer novos amigos e deixar de lado um pouquinho da timidez.

Após um longo ano de muito estudo, nada mais justo do que aproveitar as férias para curtir uma colônia de férias ou viajar com os pais para visitar os parentes, não é? Para quem mora longe da praia, as férias são ideais para visitar o litoral, tomar água de coco, sentir a areia quentinha sob os pés e se renovar em deliciosos banhos de mar. Para as crianças tímidas, a época é de aproveitar e, quem sabe, conhecer gente nova.

As férias podem ser uma grande aliada dos pais no combate a timidez. Isso porque a há muitas crianças na rua e diversas atividades para ocupar a rotina do seu pequeno. Dá para soltar pipa, jogar bola, brincar de queimada, pique-pega, brincar de boneca, jogar vôlei, ir ao cinema com os coleguinhas, entre diversas outras atividades coletivas.

É importante que o pai e a mãe permitam e incentivem a brincadeira fora de casa. Os filhos de hoje em dia já passam muito tempo presos dentro de casa, jogando games virtuais ou vidrados na tela de smartphones. Por isso, durante as férias, o ideal é levá-los para praticar exercícios e atividades supervisionadas ao ar livre.

Leia também: Como identificar a timidez?

Qual a ligação entre férias e timidez?

Você pode estar pensando que timidez e férias não tem ligação entre si, mas a verdade é que estão conectados. As férias são momentos únicos para se constituir novas amizades, algumas que podem perdurar até a idade adulta. Sem a pressão escolar por resultados, a criança fica mais solta para conhecer gente nova.

A timidez decorre do medo de não ser aceito, o medo de errar e o desconforto com as situações. Quando o tímido está entre amigos, o medo de não ser aceito e o desconforto com as situações já vão embora, o que é um grande avanço. Tímidos e não-tímidos estarão livres para fazer o que quiserem, do modo como bem entenderem, e isso os deixa mais à vontade.

Por outro lado, quando não há incentivo a realização de atividades, o tímido tenderá a permanecer em seu casulo. Pode apostar que ele vai preferir ficar trancafiado no quarto passando horas em frente a um computador do que brincando de pega-pega com os colegas. Nestes casos, com os amigos virtuais, a tendência é de agravamento da timidez, afinal a criança não terá qualquer tipo de contato físico – e isso é péssimo no trabalho de superação da timidez.

É função dos pais colaborar para que haja uma socialização maior por intermédio de atividades externas. Saiba o que os pais podem fazer com o filho tímido.

Como os pais podem ajudar o filho tímido nas férias?

Os pais têm o dever de colaborar com o seu filho tímido. Afinal, os tímidos têm mais receio de interagir, por isso há maior dificuldade para fazer amigos. Não há problema em ter poucos e verdadeiros amigos, mas é sempre bom que os pais incentivem a criança a conhecer gente nova.

Uma boa solução para aproveitar as férias são as colônias de férias. Por lá, as crianças são supervisionadas e desenvolvem atividades lúdicas que vão contribuir para o aprimoramento físico e intelectual. É uma excelente forma de os pequenos socializarem e se divertirem.

Se você não tem condições financeiras de bancar uma colônia de férias, que nem sempre são baratas, uma sugestão é estabelecer um cronograma de atividades. Analise quais as brincadeiras que a sua filha mais goste e mescle com coisas que ela nunca experimentou antes. Esse cronograma vai ajudar você a se organizar e criar expectativa na criança tímida, que ficará feliz ao ver que há tantas coisas programadas para ela fazer.

Clique aqui e baixe um cronograma semanal de atividades para ajudar seu filho tímido.

ferias-e-timidez-nos-filhos

Férias são um ótimo momento para as crianças perderem a timidez.

Programe pelo menos duas atividades diferentes, únicas, por semana. Assim, os pais possibilitam que ele tenha contato com pessoas e públicos novos. Parte de fazer um novo amigo consiste em estar no local certo, na hora certa. Quanto mais pessoas o tímido tiver contato, maiores as chances de encontrar alguém para dividir momentos.

Uma sugestão para pais que trabalham é formar uma associação de três ou quatro famílias, que se revezarão nos cuidados com as crianças. Assim é mais fácil que cada um consiga se organizar para ficar com as crianças ou providenciar atividades para elas. Além disso, estamos estimulando que os meninos e meninas interajam entre si para fortalecer os laços de amizade.

É importante, contudo, que os pais se conheçam entre si e deixem claro os limites e a forma de educação de seus filhos. Assim, evita-se desgastes por algo que o “tio” ensinou o seu filho a fazer e que você abomina.

Leia também: 8 dicas para se relacionar com uma pessoa tímida

O lado negativo das férias para crianças tímidas

Nem tudo são flores nas férias para as crianças tímidas. Rodeados por um bando de crianças cheias de energia, o tímido pode ficar um pouco retraído no começo. Isso ocorre, principalmente, porque o tímido não se acha bom o suficiente para participar daquela brincadeira. A tendência é que as demais crianças acabem o acolhendo, convidando-o para brincar. O ideal é que os pais não fiquem em cima o tempo inteiro, pois isto pode desmotivar a criança tímida a interagir naturalmente com as demais.

Quando a timidez é excessiva, o tímido pode acabar ficando um pouco isolado. Aí será necessária uma intervenção de quem estiver acompanhando as brincadeiras. Se for em uma colônia de férias, os monitores deverão tentar alternativas que promovam a socialização e façam com que as crianças tímidas interajam. Se for acompanhado dos pais, uma boa solução é buscar fazer amizade com os responsáveis. Na maioria das vezes, pais que são amigos fortalecem a amizade entre seus filhos.

Outra solução é encontrar traços em comum entre as crianças. Elas eventualmente terão algum gosto em comum, como um programa de TV ou alguma brincadeira que ambos que ambos gostem, o que poderá ajudar na formação da amizade.

Com uma tendência ao isolamento, o tímido tentará evitar os relacionamentos externos a qualquer custo. Para ele, é muito mais agradável estar assistindo a um youtuber do que brincando de casinha com a amiguinha. Isto é um ponto negativo das férias e será preciso paciência e jogo de cintura dos pais para se conseguir o êxito.

Dica de atividades para os pais de crianças tímidas

Muitas brincadeiras de hoje em dia são diferentes da nossa época. Isso não significa, contudo, que os nossos filhos não possam se divertir da mesma maneira que nós fazíamos. Para os tímidos é interessante investir em brincadeiras que estimulem a desinibição. Montar uma peça de teatro, por exemplo, pode ser o empurrãozinho que seu filho precisa para ser menos tímido. Após produzirem as falas e a história, a apresentação teatral pode ocorrer para toda a família e amigos.

Uma outra dica é montar um telejornal: deixe que as crianças escolham as notícias, arrume-os como apresentadores de TV e grave tudo. Depois, você pode exibir naquele grupo de família no WhatsApp ou durante uma confraternização familiar.

Se sua filha gostar de cantar, prepare uma caixa de som e microfones e deixe ela soltar a voz. Convide os parentes e amigos para que ela dê um showzinho particular para eles.

Patinar no gelo (muitos shoppings oferecem essa oportunidade nesta época do ano), andar de skate ou bicicleta, brincar com patinete, jogar vôlei e queimada, desenhar ou fazer roupas, brincar de pique-pega ou pique-bandeirinha, são algumas das ideias.

Timidez-férias-pais-crianças

Pais de crianças tímidas devem ajudá-las a superar a timidez

Pode-se introduzi-los a esportes que eles têm pouco contato, como futebol americano, beisebol, basquete. Ou pode-se também resgatar algumas brincadeiras da nossa época que ainda fazem a alegria de muita gente: andar de carrinho de rolimã, soltar pipa, brincar com pião, pular amarelinha, entre outras.

Veja uma lista com 43 atividades para crianças tímidas.

Ao final das férias, peça para que a criança relate tudo o que vivenciou, dizendo quais foram as experiências que mais gostaram e as que menos gostaram. A partir disso, você terá embasamento para fazer um planejamento ainda melhor no ano seguinte.

É preciso deixar claro que os pais não devem forçar os filhos tímidos a fazer nada que não queiram. O ideal é mesclar as brincadeiras: um dia eles podem ficar em casa jogando League of Legends no computador, mas no outro vai para o clube tomar um banho de piscina com toda família. Assim, o tímido ficará mais aberto a experimentar novas atividades e, quem sabe, fazer novos amiguinhos.

Programa Mais Confiante – Pais e filhos

Se você é mãe ou pai que enfrenta dificuldades na criação dos filhos, saiba que eu posso te ajudar. Desenvolvi um programa chamado “Mais Confiante”, no qual ajudo a lidar melhor com os desafios na educação dos nossos filhos. Questões simples, como técnicas para evitar birras, ou complexas, como a falta de diálogo no relacionamento serão abordadas.

Clique aqui e conheça como o programa Mais Confiante pode ajudar pais e filhos a ter uma relação melhor.

Vem comigo e vamos vivenciar a liberdade!

Eliana Ferrarez

Master Coach especialista em Timidez

Psicóloga e Terapeuta Cognitiva