Sensação de isolamento é um dos sintomas da timidez

Sensação de isolamento é um dos sintomas da timidez

Pessoas tímidas tem como um dos principais sintomas o isolamento.

Você é do tipo tímido, que tem vergonha de se expressar, e acaba se fechando em seu um mundinho próprio, ficando isolado?

Em muitos dos casos em que o isolamento aparece, ele não é real. “Como assim não é real se eu, como tímido, me isolo?” Na verdade, o isolamento acaba sendo mais um truque de sua mente que possui uma forma de funcionar que desfavorece o tímido. Ela cria em você essa sensação de isolamento para se resguardar, para que você evite se expor e se arriscar, para que você não enfrente suas dificuldades e permaneça quieto, em silêncio, distante, dentro de sua zona de conforto.

A pessoa tímida comumente possui pensamentos e sentimentos negativos sobre si mesmo, com sensação de inferioridade, insegurança e baixa autoestima. Socialmente, costumam achar que as demais pessoas reparam em todos os seus trejeitos, vestimentas ou no seu “modo de ser”.

Concentrando-se em seus supostos defeitos, ignoram suas qualidades, seus pontos positivos, suas capacidades e sentem-se inferiores, incapazes de alcançar sucesso. Por se verem desta maneira, muitos tímidos tendem a achar que são socialmente excluídos, isolados, embora nem sempre isso seja verdade.

Por isso, o isolamento é um dos principais sintomas da timidez. Um dos primeiros passos é entender como a mente funciona para combater os sintomas e evitar o desencadeamento de algo mais sério.

isolamento-timidez-isolado-timida-tratamento

Crianças, jovens, homens e mulheres: a timidez não escolhe em quem se manifesta.

O isolamento não é real

É fundamental tomar consciência do que está acontecendo com você para que não se permita ser controlado por sua mente tímida. Se permitir o controle da timidez sobre você, o que não passava de uma simples sensação pode evoluir com apresentação de sintomas físicos e consequentemente a instalação de um mau hábito: o hábito de se afastar das pessoas. Esse hábito pode aos poucos ganhar força e sua timidez pode chegar a um nível que sai de seu controle, evoluindo para um transtorno de ansiedade social ou uma fobia social.

O ato de se isolar decorre de um ponto de partida principal: a autocensura. Trata-se do medo de não agradar aos outros, de falar alguma “besteira”, de ser taxado de burro, e daí por diante.

A insegurança  e o medo são enormes e isso leva a pessoa tímida a querer ficar em seu cantinho, quieta, sem se expressar até quando ela domina o assunto da conversa.

É fundamental conhecer mais sobre a sua timidez, sobre sua origem e desenvolver a autoconsciência e autoconhecimento para desenvolver novas estratégias e habilidades. Fazendo isso, estará na direção certa que colocará você no caminho da “liberdade”.

Saiba mais: O que é timidez?

O que é o isolamento?

Há vários sinônimos da palavra isolamento: afastamento, solidão, separação, segregação, exílio, solitude.No fundo todas elas significam a mesma coisa, que é o ato de se retrair, evitando qualquer contato externo com outras pessoas.

Querer estar sozinho de vez em quando é super normal. Quem nunca precisou dar um tempo de tudo e de todos para refletir sobre a vida, o trabalho, os problemas? Qualquer pessoa precisa de momentos a sós consigo mesmo para conseguir se desenvolver.

O tímido não é necessariamente um isolado social. Ele apenas tem dificuldade em lidar com certas situações, com reflexos que podem ser os mais diferenciados possíveis. Há aqueles que começam a rir ou a chorar compulsivamente. Alguns simplesmente “travam” diante da adversidade. Uns começam a falar excessivamente, enquanto outros não conseguem nem balbuciar uma palavra – ficam completamente paralisados, congelados, imóveis.

O problema é quando esse isolamento deixa de ser uma mera sensação e se torna um hábito tão frequente que afasta a pessoa do convívio social. São situações como estas:

a.            Você deixa de frequentar o shopping com seus filhos.

b.            Esportes coletivos não podem ser praticados devido a interação social.

c.            Não vai mais à casa dos seus familiares.

d.            Evita festas ou locais com muita aglomeração de pessoas.

e.            Não tem vontade de participar de debates, até sobre assuntos que ama.

f.             Falta disposição para sair de casa até para comprar um pão na padaria da esquina.

g.            As mãos tremem e o corpo congela quando precisa fazer uma apresentação oral.

Uma ou várias dessas situações podem ocorrer ao longo de uma semana estressante de trabalho ou após receber alguma notícia ruim. É perfeitamente normal mudarmos a nossa consciência a ponto de alguns hábitos prazerosos tornarem-se enfadonhos. Agora, se todos esses e outras situações fazem parte da sua vida diariamente, há um tempo considerável, então pode ser um indício de um transtorno de isolamento social.

Quando você perceber que a situação está saindo do controle, chegando a ocorrer privações como as citadas logo acima, chegou o momento de buscar tratamento.

Conheça o programa TimideZero e como ele pode ajudar você a se tornar livre, não sendo mais um refém da sua timidez.

isolamento-timidez-isolado-timida-tratamento-coach-ferrarez

Tímidos tendem a pensar que são isolados, mas isso nem sempre é verdade.

Truques da mente do tímido

Nem sempre você estará, de fato, isolado do resto do mundo. Na imensa maioria das vezes, sempre há pessoas em volta de você o tempo todo. Sabia que a sua mente nem sempre está a seu favor? Ela pode cegar você, mesmo diante de todas as evidências.

A sua mente cria o pensamento de isolamento e faz com que você se sinta só. Você acredita nela e em alguns momentos parece se sentir um alienígena. Não adianta o que você faça, a sensação é de ser um peixe fora d’água. Se cair nesta armadilha da mente, o que era apenas um sentimento de isolamento pode desencadear um isolamento social real.

Todos temos qualidades e defeitos. A sua timidez não o torna pior do que ninguém. Há muitas coisas que você faz melhores do que aquele seu amigo superpopular e extrovertido. Então, preste bem atenção! Você não é um extraterrestre e não tem razão alguma para se isolar.

Lembre-se de que você está rodeado de pessoas que gostam e se importam com você. No âmbito familiar você tem seus pais, cônjuge, irmãos, filhos, tios, sobrinhos, primos. No círculo social você tem seus amigos de infância, seus amigos mais recentes, os colegas de balada, o pessoal do trabalho, a “galera” do cursinho ou da faculdade. E, caso seja adepto de alguma religião, você sempre terá um ser divino que está com você o tempo todo, para iluminar seu caminho e dar forças para enfrentar os desafios da vida.

Leia também: Exerça a empatia e estimule a superação da timidez.

Você não está sozinho: diga não ao isolamento

Nunca se esqueça que você não é o único tímido do mundo. E que mesmo sendo tímido, muita gente gosta de você. Não se isole, faça o caminho inverso. Quando estiver se sentindo muito só, chame as pessoas que você mais gosta e que te costumam levantar o seu astral. Brinque, ria, converse, destine um tempinho para estar rodeado de pessoas que gostam de você do jeito que você é.

Mas não se cobre demais. Fique tranquilo! Quando você começa a conhecer mais sobre a timidez e mais ainda sobre como a sua mente funciona, vai perceber que você é muito mais do que sua mente e seus pensamento. E quando aprende a lidar com eles de forma direta e estratégica se sente forte e livre.

Vamos lá! Viver essa liberdade! Conte comigo para ajudá-lo a superar a timidez!

Eliana Ferrarez
Master Coach especialista em Timidez
Psicóloga e Terapeuta Cognitiva

Eliane Ferrarez é coach especializada em tratamento para superar timidez.