Como identificar a timidez

Como identificar a timidez

Identificar a timidez pode parecer simples, mas não é. O tímido nem sempre consegue reconhecer os sintomas da timidez, o que muitas vezes o impede de buscar tratamento. O reconhecimento do comportamento tímido é fundamental para  treinar a sua mente para suprimir as características tímidas que lhe incomodam.

Os pais, amigos e colegas podem ter dificuldade em identificar a pessoa tímida. Não é incomum que o tímido seja taxado de mal-educado porque evita falar com os demais. Ou que o tímido seja chamado de anti social, já que não gosta muito de sair para socializar. Ou, ainda, que sofra com a falta de amizades verdadeiras porque tem mais dificuldade de se entrosar.

O objetivo deste artigo é fornecer mecanismos para identificar a timidez. Você que convive com a timidez na sua casa vai aprender a identificá-la e como lidar melhor com ela. Serão dicas valiosas que vão permitir ao leitor saber  mais sobre a pessoa tímida. A partir daí, fica mais fácil entender os truques da mente dela e saber como lidar melhor com aquele tímido ou tímida.

A importância de identificar a timidez

 

Identificar a timidez é um fator importante para começar a tratá-la. Antes de começar, você precisa ter certeza de que está querendo consertar alguma coisa  e que “coisa” é essa. Quando você vai a um mecânico, já chega falando: “meu carro está quebrado”. Certo, mas quebrado pode significar várias coisas, não é? Como ele vai trocar ou consertar se não sabe o que é? É necessário explicar os problemas que estão ocorrendo: carro não quer dar partida. Isso reduz algumas possibilidades e começa a trazer a ele algumas hipóteses.

O mecânico poderá começar a agir a partir disso. Vai checar a bateria, a ignição, os fusíveis, ver se não há algum fio solto. Agora, se você disser para ele que ontem você trocou a bateria e desde então o carro parou de funcionar, a solução fica ainda mais óbvia, concorda?

Assim funciona com a timidez. Quanto mais você entender e conhecer sobre ela, melhor. Quando pensamos em qualquer coisa que não funciona bem, precisamos tentar identificar a causa. Como você pode trocar, arrumar, melhorar a sua personalidade se não entende ou reconhece as características da timidez?

Quando o tímido ou tímida começa a falar sobre sua perspectiva, relatar o que consegue identificar, começa a colaborar consigo mesmo. Isso permite direcionar hipóteses mais acertadas  e aumentar suas chances de sucesso.

como-identificar-timidez-importancia

É fundamental identificar a timidez para tratá-la.

Como identificar a timidez na infância

 

Saber se uma criança é ou não tímida é uma tarefa difícil. Isso porque os pequenos podem ter situações em que se comportam como um tímido. Quando chega na casa de um parente, por exemplo, é comum que os pais tenham de obrigar os filhos a falar com os tios e tias. Já com os primos, isso não costuma ocorrer…

Eis então um dos sintomas mais fáceis de se notar na criança tímida: ela se enturma com facilidade? Quando chega em uma festa, ela logo começa a brincar ou fica mais tempo sentada ao seu lado? Ao se reunir com os primos, eles viram a casa de cabeça para baixo ou ela fica mais isolada, brincando sozinha? Se for esta segunda hipótese, há grandes chances de o seu filho ser tímido.

Os pais têm um papel fundamental no desenvolvimento da timidez do seu filho. Se eles costumam estimular a interação social, a menina vai perdendo a inibição. Por outro lado, se não há este hábito – alô, mães superprotetoras -, existe uma grande chance do menino crescer sem saber como agir em situações sociais. O pai e a mãe sempre querem os melhores para seus filhos, mas precisam deixar ele aprender como a vida funciona. Veja algumas dicas:

  1. Quer comer? Faça-o pedir ao garçom.
  2. Quer jogar bola com os amigos? Encoraja-o a pedir permissão aos colegas.
  3. Precisa fazer xixi? Oriente-o a perguntar para o dono da casa onde fica o banheiro.
  4. Pensando em dar roupas novas? Peça que o seu filho escolha e deixe-o pagar.
  5. Vai cortar o cabelo? Mostre alguns cortes e incentive-o a dizer para o cabeleireiro qual foi a escolha.

Parece bastante simples, mas tornar o seu filho mais independente fará com que ele seja um adulto pouco ou nada tímido.

A timidez nas crianças é um comportamento que pode ser trabalhado. Ninguém nasce tímido. Não se trata de uma doença, não é hereditário. A timidez está ligada ao ambiente social e familiar. A criança até pode ter um traço de personalidade mais introspectivo, mas esta característica não precisa necessariamente desencadear a timidez.

como-identificar-timidez-em-criancas

Identificar a timidez na criança é importante para evitar sofrimento

Como identificar a timidez no adolescente

 

Os adolescentes sofrem igualmente com a timidez em excesso. É nessa fase da vida em que a pessoa tímida começa a sofrer mais com a timidez. O adolescente quer impressionar e se tornar popular, mas sofre muito quando não consegue. Mas muitos são rejeitados e alvo de piadas na escola por diversas razões, como se vestir de maneira única, estar acima ou abaixo do peso, falar de um modo diferente.

A tristeza e a melancolia podem tomar conta do adolescente tímido. Mesmo sendo sustentado pelos pais, comendo em bons restaurantes e lugares legais, tirando boas notas na escola, viajando para onde quer e tendo o iPhone mais moderno, só vive infeliz. Muitos começam a tratar isso como se fosse uma frescura, algo sem importância, ou como ingratidão.

Na verdade, é tudo culpa da mente do tímido, que o faz esquecer de tudo de bom que possui e só focar no seu problema. O adolescente tímido tende a supervalorizar o que ainda não tem, sem enxergar o valor do que já possui.

Alguns sintomas mais comuns da timidez em adolescentes:

  • Tristeza.

O tímido pode se tornar uma pessoa muito triste em razão das dificuldades de se enquadrar socialmente.

  • Engordar ou emagrecer demais

Geralmente, este decorre da tristeza. Como cada organismo reage de uma forma diferente, há adolescentes que engordam muito. Por outro lado, alguns param de comer até seus pratos favoritos e começam a perder peso.

  • Isolamento

Por não se enquadrar nos grupinhos da escola, o tímido pode acabar optando pela reclusão. Isso pode ser notado pelo elevado tempo em que passam em frente ao computador, em jogos online ou mexendo compulsivamente no celular, sem se preocupar com o mundo ao redor.

  • Desmotivação

Às vezes, a timidez excessiva faz com que as atividades mais prazerosas se transformem em um tormento. Normalmente a desmotivação surge em razão de um fator desagradável ou traumático que o adolescente vive. Isso faz com que ele evite repetir para não reviver a experiência ruim.

  • Desleixo

Essa falta de cuidado pode ser com os objetos e pertences, mas também pode ocorrer com o próprio corpo. O menino que gostava de se arrumar, de repente, começa a não se preocupar. A menina vaidosa deixa de usar maquiagem e só anda desarrumada.

como-identificar-timidez-em-adolescentes

Adolescentes tímidos podem sofrer com piadas, xingamentos e isolamento.

Como identificar a timidez no adulto

 

A timidez na vida adulta é a fase que mais causa sofrimento na pessoa. Com os sentimentos mais bem delimitados, o tímido tem maior propensão a sentir os impactos causados pelo comportamento tímido. Paixões são perdidas, amizades deixam de serem construídas,  oportunidades de emprego passam batido, promoções no trabalho lhe são negadas. O efeito da timidez na vida adulta afeta diversos segmentos da vida e isso causa um imenso sofrimento para o tímido.

Adolescentes e adultos compartilham vários sintomas de timidez semelhantes. Além dos mencionados, é comum que os adultos também sintam:

  • Ansiedade

Sabe aquela vontade de chegar logo o grande dia ou daquele momento desconfortável acabar logo? Pois é, os tímidos sofrem muito com isso.

 

  • Corar, também conhecido como “ficar vermelho”

É um dos sintomas mais clássicos da timidez. Todo mundo alguma vez na vida já ficou com vergonha e corou, mas os tímidos passam por esse processo com muito mais frequência.

 

  • Tremores, suor e boca seca

Também já pode ter ocorrido com pessoas que não são tímidas, mas é algo muito comum na vida de um tímido. A tremedeira ocorre e deixa a pessoa desesperada, sem saber o que fazer com as mãos que se mexem involuntariamente. A boca seca e o suor excessivo também podem se somar a isso, causando maior desconforto para aquela pessoa tímida, que nem queria estar naquela situação.

 

  • Gagueira

Este é um sintoma de quem sofre ansiedade social. As palavras somem da cabeça e a pessoa tem dificuldade para enunciar as palavras corretamente. O resultado é a gagueira, que ainda é visto por muita gente como “algo engraçado”, mas que causa grande desconforto a quem é vítima.

 

  • Sensação de inferioridade e impotência

Eis um sintoma típico que se manifesta em todas as fases da vida, mas é mais notado na vida adulta. O tímido tende a se sentir sempre menor do que os demais, como se nada que fizesse fosse bom o suficiente. Em algumas situações, sentem que nada podem fazer para mudar aquela situação, o que não é verdade.

 

É importante pontuar que a timidez é fruto do comportamento social. E, como já dito anteriormente, pode ser tratada.

No Japão, por exemplo, a timidez é uma característica bastante marcante em boa parte da população. É um local belíssimo, com pessoas bastante sorridentes e, usualmente, tímidas. Isso quer dizer que a cultura daquele país estimula que as pessoas tenham um comportamento mais retraído. As raízes culturais japonesas valorizam o respeito, o patriarcado, a discrição, a honra e a honestidade. É quase uma aberração ver casais japoneses trocando beijos e afetos em locais públicos.

Por isso, homens e mulheres criados em famílias mais tradicionais são mais propensos a ter maior retração. Afinal, qual filha quer decepcionar o pai e trazer “desonra” para a família?

Aqui no Brasil, em determinadas regiões do país, a timidez também é mais recorrente. Dados do Google revelam que os estados que mais pesquisam sobre timidez são, respectivamente: Piauí, Maranhão, Ceará, Bahia e Paraíba. Isso pode significar que a cultura local dessas regiões têm maior propensão a formar pessoas tímidas.

Eu já superei a timidez. Você também pode!

 

Hoje posso dizer com todas as letras para você: sou uma tímida muito bem sucedida. E, mais ainda, eu sou muito feliz!

Assim como você, fui uma pessoa muito limitada pela timidez. Deixei de desfrutar de muitos momentos na minha vida por ter sido controlada por ela. Além de ter vivido a timidez em minha própria vida, fiz o curso de psicologia e me trabalho há quase 20 anos na área. Sou uma estudiosa do comportamento tímido e me dedico diariamente a desbravar essa área.

Tenho dois embasamentos importantes para te contar: o lado da ciência, das pesquisas e teorias científicas; e também do meu lado pessoal, o que eu experimentei, o que funcionou e o que não funcionou na trajetória até aqui.

superar-a-timidez-e-possivel

Você consegue superar a timidez. Venha comigo!

 

Desafio para identificar a timidez

 

Vou propor um desafio para identificar e superar a timidez. Pegue um caderno de anotações ou um bloco e anote nele todas as suas respostas e dúvidas que você tiver sobre a sua timidez. Na minha live, ensinei alguns exercícios e estratégias que funcionaram super bem para mim. Se você não assistiu, pode clicar aqui para acessar meu perfil no Facebook e encontrar.

Escreva a resposta para as perguntas:

  1. O que é timidez para mim?
  2. O que eu entendo como timidez?
  3. Que áreas da minha vida a minha timidez mais me limita?

Embora haja características bem semelhantes dos tímidos, há certas atitudes que são somente suas. E você precisa, antes de qualquer coisa, entender sobre a sua própria timidez.

Deixe suas respostas nos comentários ou mande por e-mail para mim: eliana@elianaferrarrez.com.br

Vem comigo e vamos vivenciar a liberdade!

Eliana Ferrarez

Master Coach especialista em Timidez

Psicóloga e Terapeuta Cognitiva

Coach para superar timidez