7As do Sucesso: autocontrole

7As do Sucesso: autocontrole

Os “7 As do Sucesso” é um  método criado com base na Terapia Cognitiva Comportamental, sendo sustentado em 7 Pilares considerados indispensáveis para o alcance do Sucesso consistente e consciente. Apresenta um conjunto de características que a mulher que deseja descobrir o Sucesso  precisa desenvolver ou aprimorar  para viver em coerência com seu propósito de vida, encontrando sua verdadeira liberdade.

Este artigo pretende continuar mostrando a você um pouco mais dos 7As do Sucesso ,explicando um pouco mais do Pilar Autocontrole. Como o próprio nome sugere, o autocontrole é o ato de controlar a si mesmo, dominando suas emoções mais intensas e, assim, conseguindo agir de forma mais consciente e coerente com seu propósito de vida.

Você vai entender o conceito de autocontrole e sobre a importância dele para a teoria dos 7As do Sucesso. Verá que é possível alcançar uma alta performance em diversos aspectos da sua vida usando ação, foco, autoconhecimento, ferramentas e conceitos que realmente transformam atitudes e quebram ciclos de insatisfação. Assim, o autocontrole, aliada aos seis demais “Ases”, lhe farão assumir o controle sobre sua vida, seus negócios e suas finanças.

1 – O que é autocontrole?

O autocontrole significa o controle de si próprio, de suas ações e emoções. A pessoa com autocontrole consegue domar seus impulsos e sentimentos mais intensos, mesmo em situações de elevado estresse, para tomar decisões racionais e acertadas. Ouso dizer que este é um dos três “Ases”do sucesso mais difíceis de se desenvolver porque carece de muito treinamento e de elevada consciência emocional.

O autocontrole também diz respeito a capacidade de focar em um objetivo e não desviar dele por nada. Se eu quero emagrecer 10 quilos até o final do ano, devo traçar um plano de ação que me faça chegar até essa meta. Vou cortar carboidratos e frituras, evitar doces e refrigerantes, só comer carne vermelha nos finais de semana, etc. Se eu seguir tudo isto à risca, estou mostrando elevado nível de autocontrole, ou seja, me controlando para não desviar do foco. Por outro lado, se eu quebro a dieta todos os dias, significa dizer que não estou conseguindo comandar minhas reações, portanto estou com baixo autocontrole.

Um outro exemplo clássico é a promessa de gastar menos dinheiro. Qual pessoa nunca fez essa promessa no final do ano: vou comprar menos roupas e sapatos para juntar dinheiro. Quando chega em meados de janeiro, a promessa já ficou esquecida assim como aquele vestidinho lindo que você comprou no ano passado e ainda está com a etiqueta no seu armário. Você não teve o autocontrole necessário para resistir a tentação e acabou quebrando uma meta que havia traçado.

Mas o momento em que o autocontrole normalmente é deixado de lado é na hora da raiva. Aquele sentimento incontrolável que nos toma com tamanha intensidade que parece que vamos explodir. A raiva aparece subitamente diante de algum fato que nos causa frustração ou impotência para agir, fazendo com que nossa mente não distingua o certo do errado e mande uma mensagem de ação imediata que normalmente não é a mais adequada. Todos nós estamos sujeitos a passar por momentos em que somos tomados de raiva e precisamos nos controlar para não termos uma atitude que vamos nos arrepender no futuro. E é justamente esse arrependimento que afeta a autoestima, principalmente da mulher tímida, e cria obstáculos para alcançarmos a nossas metas.

Se dedicamos um tempo que seja suficiente para desenvolver nossas habilidades, cuidar do nosso ser interior, iremos notar que a raiva encobre, muitas vezes, nossas emoções reais, como a tristeza por nos sentirmos decepcionados ou o medo de sairmos prejudicados de alguma situação.

É importante destacar que o autocontrole é um conceito que deve estar sempre vinculado aos demais para ter o sucesso esperado. Por isso, o ideal é aliar cada uma das qualidades desenvolvidas a partir da estratégia dos 7As do Sucesso, buscando implementar todos eles simultaneamente na sua vida.

00Relaxar e ter um hobby é importante para manter o autocontrole.

2 – Quais as consequências da falta de autocontrole?

A falta de autocontrole obriga a pessoa a agir de forma impulsiva, sem pensar nas consequências de seus atos. Ter autocontrole não significa limitar suas emoções,  deixar um monstro enjaulado dentro de você. Pelo contrário, ter autocontrole significa ter a habilidade de enxergar mais a frente e incorporar condutas que possam trazer somente coisas positivas para você no futuro, prevendo acontecimentos e possíveis reações.

Ter autocontrole significa agir de forma pensada, planejada e ponderada. Eu posso tomar a decisão de comer uma pizza inteira se isso não for me prejudicar. Eu posso tomar a decisão de comprar aquele sapato maravilhoso se a prestação não pesar no final do mês. O que não podemos é, no impulso, fazer algo que vamos nos arrepender logo em seguida. Porque esse descontrole momentâneo pode desencadear outras atitudes e emoções indesejadas.

Para se ter uma ideia da importância do autocontrole, vamos a um exemplo bastante extremo. Um crime passional ocorre por total descontrole de um homem ou uma mulher. Tomada por ciúme ou ódio, a pessoa fica cega e não pensa em quais seriam as principais consequências do seu ato cruel: a morte da pessoa “amada”, o sofrimento dos amigos e parentes de ambos e a restrição de liberdade de uma cadeia por anos a fio. Quem tem autocontrole vai pensar centenas de vezes se valeria ter sofrer tantas consequências e, obviamente, desistirá de tal insanidade.

Quando o indivíduo aprende a controlar a si próprio, o mundo ao seu redor começa também a ser controlado indiretamente. Há teorias sociológicas e psicológicas que tratam deste aspecto. A resposta controladora afeta as inúmeras variáveis da vida e faz com que nós sigamos o rumo que planejamos para nós mesmos. Se eu escolho ficar em casa em vez de sair, estou deixando de me expor a diversos fatores que poderiam me afetar no ambiente externo: sofrer uma acidente de carro, ser atropelado, ser assaltado, brigar com um desconhecido, entre outros.

Ao me autocontrolar, deixo de fazer algo que seria ruim para mim naquele momento. Estou mudando as variáveis que me fariam mal e acrescentando as que fariam bem. Quem faz como eu e opta por escrever um texto em casa durante o carnaval, está se submetendo a fatores diferentes do que quem está na folia. Não há melhor nem pior: é tudo uma questão de escolha, de autocontrole, de optar por estar sentada na frente de um computador em vez de estar na rua. Se eu não tivesse me obrigado a fazer isso, certamente você não estaria lendo este texto hoje.

Leia também: Timidez não é frescura e causa sofrimento

3 – O que fazer para ser uma pessoa com mais autocontrole?

O primeiro passo para ter mais autocontrole é saber o que te deixa descontrolado(a). É necessário conhecer os seus defeitos e estar disposta a superá-los. Com esse desejo de se tornar alguém melhor, podemos utilizar algumas técnicas e conceitos para tornar a pessoa mais segura de si, mais racional e pronta para viver a vida com mais liberdade e consciência.

Precisamos aceitar que o comportamento do qual não gostamos faz parte de quem somos. Nos reconhecermos como responsáveis por nossas próprias ações, sem justificá-las e sem nos culparmos, ou culparmos qualquer outra pessoa. Aqui cabe lembrar do conceito de autoresponsabilidade que falamos em outro texto, lembra? Você precisa saber que é a única responsável por suas qualidades, defeitos e atitudes, não importando o que os outros ou o ambiente influenciem.

Por exemplo: se eu estou de dieta, preciso ter autocontrole para não comer muito chocolate. Uma solução óbvia é não comprar chocolate nas compras do mês, mas só isso não é suficiente. Você pode ter um colega de trabalho que lhe ofereça o chocolate, daquela marca preferida. Aí cabe a pessoa ter o autocontrole de ponderar a oferta: vale a pena colocar todo um dia de esforço no lixo?

Reconhecendo que somente nós podemos decidir e agir, estaremos ganhando tranquilidade e não nos sentiremos mais sobrecarregados. Proponho a seguir algumas dicas para desenvolver autocontrole:

  1. Lembre-se de 3 situações recentes nas quais você sentiu uma forte emoção. Anote em um caderno todas, lembrando de incluir pelo menos uma na qual você considera ter agido corretamente. As demais podem ser de situações que saíram do seu controle. Analise a situação e tente entender porque você você agiu correto e porque agiu errado.
  2. Respire fundo e conte até 10 antes de responder alguém, principalmente se estiver num ambiente estressante. Pense em como você gostaria de ser tratado se estivesse no lugar da pessoa que fez a pergunta, estando ela certa ou errada.
  3. Se houver a possibilidade e você estiver muito estressado ou cansado, tente deixar a conversa para depois. Há situações que resolvemos melhor de cabeça fria, passado o momento do turbilhão de emoções.
  4. Sabe aqueles ditados antigos: “eu não levo desaforo para casa” ou “comigo é assim: bateu, levou”? Deixe eles no passado e exclua-os completamente da sua vida. Em muitas situações da nossa vida nós somos obrigados a “engolir o sapo” ou baixar o tom da conversa para não causar um problema ainda maior.
  5. Pratique meditação, assista a filmes, frequente academia ou encontre um hobby para relaxar nas horas vagas. Essas atividades, quando acrescidas à rotina diária, tem um efeito muito positivo em nossa mente. A falta de momentos de lazer tende a potencializar o estresse e dificulta o autocontrole.
  6. Quem semeia o mal, colhe o mal. Não se preocupe se alguém está sendo propositalmente injusto ou maldoso com você agora. Jamais se rebaixe ao nível dela e nem tente “dar o troco na mesma moeda”. Saiba que muito em breve essa pessoa terá de prestar contas do que fez – e normalmente o castigo dela costuma ser muito pior do que o seu.
Autocontrole deve ser trabalhado na mulher timida

Autocontrole é fundamental na estratégia dos 7As do Sucesso

Ao trabalhar sentimentos como a raiva, autoestima e a tristeza crônica, mudanças perceptíveis podem ser notadas em situações problemáticas, incorporando, assim, outras formas de (re)agir. Reforçar a habilidade de autocontrole é um caminho de compreensão e conexão com nossa forma de entender o mundo, com nossos pensamentos, sentimentos e com as nossas ações.

Recompensas podem funcionar muito bem para fortalecer o autocontrole. Todas as vezes que conseguir evitar determinado impulso e ser bem sucedida em uma situação tentadora, premie-se com algo que gostaria muito de fazer ou ter. Ou faça o caminho inverso: deixe de fazer algo que gosta muito porque perdeu o controle naquele momento. Fique um dia inteiro sem acessar o Facebook, comer algo gostoso ou sair no final de semana. Aos poucos essa necessidade de se recompensar diminuirá e você começará a fazer as coisas certas porque é o adequado.

É importante destacar que pessoas disciplinadas e que exercem o autocontrole são mais felizes. Esta foi a conclusão que chegou uma pesquisa americana publicada na edição de junho de 2013 do periódico Journal of Personality. Segundo os autores do estudo, isso ocorre porque essas pessoas evitam situações tentadoras e conseguem lidar melhor com objetivos conflitantes. Diante de uma guloseima, esses indivíduos analisam a melhor opção entre o prazer de comer o alimento e o ganho de peso que vem junto.  Ou seja, a maneira mais eficaz de ter autocontrole é, sempre que possível, evitando as situações que exigem de nós tal atitude.

4- O autocontrole em casa

Quem é mãe sabe o quão difícil é manter o autocontrole em casa. Os filhos que não param de aprontar, o marido que nem sempre faz o que a gente quer, os parentes que agem de uma forma nem sempre amistosa. São vários os problemas que podem nos tirar do sério. Mas quando nós temos o autocontrole bem trabalhado, nenhuma situação nos faz sair dos eixos. Por maior que seja o problema, nós conseguimos enxergar a luz do fim do túnel sem desespero, sem descargas de raiva ou sem querer matar alguém.

Em uma família, os pais são os pilares da casa. Cabem a eles, em conjunto, ter a sabedoria de agir corretamente e conduzir os filhos e demais integrantes a uma vida feliz e plena. Parece muita pressão – e realmente é para muita gente -, mas alguém precisa ter essas atitudes para que um lar prospere. Por isso é fundamental ter total autocontrole em casa, próximos daqueles que nós amamos.

É importante reforçar esse tópico porque a falta de autocontrole pode irradiar para quem convive conosco. As crianças se relacionam com o mundo de forma mimética, ou seja, copiando as atitudes que vê diariamente. Se a mãe dele é descontrolada, gritando com todo mundo e perdendo a cabeça a cada desagrado, há chances muito reais de as crianças também serem assim. E isso acaba se tornando um círculo vicioso: os filhos irritam a mãe, a mãe irrita o pai, o pai se irrita com os filhos. Quando percebemos, a nossa casa está em completa desarmonia somente pela falta de autocontrole dos integrantes.

Para quem trabalha fora, manter o autocontrole em casa é ainda mais difícil. Isso porque muita gente acaba levando os problemas do trabalho para o ambiente familiar, fazendo que o pai ou a mãe fiquem com “pavio mais curto”. Além do mais, chegamos cansados e só queremos deitar e dormir. É fundamental trabalharmos esses ambientes para que haja uma separação clara do que são as questões familiares, as amorosas e as laborais. Misturar tudo só fará com que você seja uma pessoa infeliz e irritada 24 horas por dia.

A dica para manter o autocontrole em casa é ter sempre motivadores realmente fortes. Tente encontrar algo que mantenha sua motivação lá em cima, algo que seja um importante fator para ajudar a controlar os impulsos, sempre com as expectativas a seu favor. Ao invés de pensar que nunca irá conseguir estudar para concurso tendo filhos pequenos, por exemplo, coloque a meta de fazê-lo quando tiver um tempinho livre (quando os pequenos estiverem dormindo), pois o seu objetivo é dar melhores condições financeiras a eles.

Não é fácil se automotivar, eu sei, por isso a sua disposição precisa ser muito grande, caso contrário o autocontrole será falho ou inexistente. Falaremos em um próximo texto sobre a automotivação.

Leia também: Aprenda a identificar a timidez.

5 – O autocontrole no trabalho

A necessidade de manter o autocontrole no trabalho é fundamental. Estresse e trabalho são aliados que andam juntos, de mãos dadas, o tempo inteiro. Eu não conheço ninguém que consiga trabalhar e não ter constantes crises de estresses por variados motivos. O chefe rigoroso, o prazo apertado, o serviço que nunca está perfeito, o colega descompromissado que atrapalha suas tarefas, a falta de estrutura física adequada. São muitas as causas que podem nos levar a perder o controle no trabalho.

Este, portanto, é mais um argumento favorável a realização de um treinamento para trabalhar o seu autocontrole. Como estamos submetidos a inúmeras situações estressantes, é inevitável ficarmos um pouco mais cansados de certas situações. E se não tivermos o adequado preparo, a chance de jogarmos tudo para cima é grande, o que pode resultar, no pior dos cenários, em uma demissão.

Pessoas que possuem bom autocontrole costumam ser bem sucedidas no trabalho. Por outro lado, pessoas sem autocontrole não conseguem alcançar muitos objetivos, como cargos de chefia e crescimento profissional. Isso porque essas pessoas são muito explosivas, de difícil trato, e que costumam ser rejeitadas pelos colegas de trabalho. Desenvolver o autocontrole é a chave para progredir na carreira e ser mais feliz nesse âmbito social.

Autocontrole deve ser aplicado ao trabalho

O autocontrole no trabalho é importante para crescimento profissional.

Sim, é muito difícil se conter em certas situações, especialmente quando nos sentimos injustiçados pelo erro de outro. Isso significa que você deve se calar e aceitar tudo? De modo algum, inclusive porque você pode se prejudicar se ficar calado(a). O correto é ouvir e saber argumentar o que está sendo cobrado. O relatório não foi entregue no prazo? Justifique, explique quais foram os empecilhos e o que você fez para que não fosse atrasado. Tudo com  tranquilidade, paciência, sem alterar a voz e sem se deixar abater pela pressão do momento.

Muitas vezes, a culpa do erro é realmente nossa e a gente só percebe isso quando estamos tentando argumentar. Se for o caso, o correto é baixar a cabeça, pedir desculpas e trabalhar para que isso nunca mais ocorra. Admitir o erro e tentar melhorar é sinal de maturidade, algo extremamente valioso para o mercado de trabalho. Ficar batendo de frente o tempo todo, mesmo quando está errado(a), mostra falta de humildade e incapacidade de aprender com os erros.

Para quem trabalha com atendimento ao público, o desafio do autocontrole é ainda maior. Além dos fatores já citados, a pessoa ainda precisa lidar com a instabilidade emocional de quem está sendo atendido. Aquela pessoa pode não estar em um bom dia e acabar descontando tudo em você. Se o seu autocontrole for bem trabalhado, você aprenderá a entender e relevar tudo isso, oferecendo sempre o seu melhor. Caso contrário, terá um embate com aquele que pode ser o seu último cliente.

Conseguiu entender como o autocontrole é crucial no ambiente do trabalho?

Leia também: Como obter sucesso no trabalho sendo tímido.

6 – Como posso aprender mais sobre autocontrole?

O programa Florescer Mulher é uma iniciativa inovadora desenvolvida pela coach Eliana Ferrarez, especialista em timidez, que utiliza a técnica dos 7As do Sucesso. Um desses 7As é o autocontrole, aqui tratado. Gostaria então de fazer um convite especial para você que ficou interessada em saber mais sobre autocontrole e as outras características que poderão ajudá-la a desabrochar, crescer emocionalmente e tornar-se uma bela flor que aproveita a vida em toda sua totalidade.

Estou convidando as moradoras do estado de São Paulo para conhecer pessoalmente o programa. A primeira turma está agendada para março de 2018 na cidade de Limeira/SP.

Clique aqui e tenha mais informações sobre o programa Florescer Mulher.

Caso seja de fora do estado, podemos conversar e agendar atividades pela internet, ou até, dependendo da quantidade de interessados, promovermos um evento presencial. Assim, você teria contato com outras tímidas para trocar experiências sobre as dificuldades do cotidiano da mulher tímida.

Caso precise de mais informações, meu WhatsApp é (19) 99802-7477 ou pelo e-mail atendimento@elianaferrarez.builderallwp.com.

Vem comigo e vamos vivenciar a liberdade!

Eliana Ferrarez

Master Coach especialista em Timidez

Psicóloga e Terapeuta Cognitiva

Coach para superar timidez