Ego x Autoestima: a grande diferença!

Ego x Autoestima: a grande diferença!

 

Autoestima: “estou orgulhosa de mim mesma pelo que fiz”
Ego: “olhe só o que eu consigo fazer”

 

Olá, mulheres evoluídas! Hoje eu quero detalhar aqui com vocês, as principais diferenças entre o ego e a autoestima ou o amor próprio saudável.
Autoestima e ego são duas coisas que se confundem muuuito.
Muita gente que diz ter autoestima, na verdade é completamente preenchida pelo ego.

 

Principal característica do ego

É a famosa ilusão subconsciente, a famosa ‘maneira de fazer as pessoas me amarem e me fazerem o centro das atenções delas’. É claro que quando você tem essa intenção e não recebe de volta o amor que esperava, você se decepciona.
E o motivo é muito simples: buscou o amor no lugar errado, buscou fora. É isso que o ego faz.

 

 

Principal característica da autoestima

A autoestima significa se colocar em primeiro lugar e que você mesma coloca atenção em si. Isso não quer dizer que você deixa de se alegrar com o amor que vem de fora. Quer dizer apenas que o amor que vem de fora não te sustenta, ele apenas te complementa, complementa com aquele amor completo que existe dentro, ok?

 

E vou te dizer uma coisa, minha amiga: é difícil identificar quando estamos sendo egoístas, porque o ego normalmente age no automático, por isso é necessário um exercício para identificar e deixar o comportamento para trás.

O Eu egocêntrico é a criança ferida, aquela que chorava para receber amor e atenção lá atrás.

Você é aquela que cria o seu mundo pela forma como você vê, como assume a própria vida e como percebe ela. Seja honesta com você, minha amiga!
Como você vê o seu mundo? Seja como for, esta é a sua perspectiva. Não necessariamente é a verdade. Se você perguntar a outra pessoa, ela pode ter uma perspectiva diferente. Isso é mais um motivo para formar sua própria identidade em vez de permitir que outra pessoa faça isso por você. Então a dica é… não desista do seu poder e encontre sua própria verdade.
Basicamente, a autoestima saudável é saber quem você é como pessoa e saber em que caminho você está.

Amar a nós mesmas é cuidar de nós mesmos – mente, corpo e alma. É sobre ter rotinas e ritmos que mostram que nos valorizamos, e acreditamos que temos valor para dar aos outros. É sobre nos vermos como parte de uma história maior, com um papel a desempenhar e nos dando a chance de fazer isso.

Porque, ironicamente, quando tentamos nos tornar o centro do universo, na verdade estamos mostrando que não nos valorizamos. E tudo o que atrai, na melhor das hipóteses, é algo superficial, pena ou desconexão.

Quando encontramos nosso verdadeiro valor de forma saudável, percebemos facilmente que isso não nos faz o centro do universo, mas sim parte de uma história maior, de um coletivo, onde cada uma de nós precisamos nos conhecer e confiar em nós mesmas para desempenhar um papel que beneficia a todos.

Aí você me pergunta: ok, Eliana, mas como nós nos protegemos contra o ego? Observando nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações.

 

 

Chamada para ação

 

Comece a reparar em quantas das suas atitudes estão sendo voltadas para quem está olhando de fora e quantas são para o seu benefício interno.

Escolha hoje uma pequena atitude para fazer todos os dias e que te ajude a construir um relacionamento genuíno consigo mesma.
E no dia seguinte escolha outra pequena atitude. E então a cada dia da semana, escolha mais uma.

Você vai ver a diferença e, consequentemente, o mundo todo vai.