Você está estressada? FAÇA O TESTE!

Você está estressada? FAÇA O TESTE!

O diagnóstico de estresse é algo sério, que precisa ser realizado por um profissional competente da área!

É muito comum nos momentos de grandes mudanças e tensão (como o que vivemos agora com a chegada do Covid 19), termos um aumento significativo do uso da palavra estresse pelas pessoas que precisam se adaptar rapidamente a uma nova realidade. Desta forma o uso da palavra é associado a sintomas sejam eles físicos, mentais ou comportamentais.

Resultado de imagem para stress woman

Para que você possa identificar se realmente está estressada ou se apenas está vivenciando uma ansiedade considerada normal, diante de tantas mudanças e adaptações que todas nós precisamos aceitar nos últimos dias, vou deixar aqui para você um teste que irá ajuda-la e ampliar sua consciência neste sentido.

Alguns sinais de estresse diante desta nova situação mundial que estamos vivendo pode ser considerado normal e esperado, mas não quer dizer que você está sofrendo de estresse. Sintomas como tensão muscular, dificuldades para desligar, dificuldades para dormir, preocupação e pensamentos repetidos com membros da família que se encontram distantes, dores de cabeça, são apenas alguns dos sintomas que podem caracterizar de fato se você está ou não estressada com este momento.

Segue abaixo um rápido questionário que poderá ajudar você a identificar se está ou não estressada. Lembre-se: este não é um teste, é apenas um questionário que poderá auxiliá-la no nivelamento de seu estresse.

Dentre os sintomas abaixo, assinale os que tem experimentado nos últimos 10 dias. Se você sentiu na semana anterior, mas não vem sentido mais, não assinale.

👇👇👇

Clique aqui e baixe o teste

Veja abaixo sua pontuação:

  • Se não assinalou nenhum:

Parabéns, seu corpo está em pleno funcionamento no que se refere ao estresse. Você tem grande facilidade para se adaptar às situações novas e consegue manter sua qualidade de vida mesmo diante de estressores externos.

  • Se assinalou de 1 a 3:

A vida ou o momento pode estar um pouco estressante para você de fato, mas avalie com mais consciência o tipo de pensamentos ou de informações que tem permitido que chegue até você. Veja se consegue encarar a situação atual com um pouquinho mais de aceitação e menos resistência. Aproveite para fortalecer seu corpo, sua mente, e seu espírito.

  • Se assinalou de 4 a 8:

Há sinais de que seu nível de stress está alto e pode estar exigindo demais de você neste momento. Sugiro que cuide com mais atenção de seus pensamentos, seus comportamentos e suas emoções. Entenda que neste momento todos estamos desconfortáveis, mas a aceitação e o aprendizado é essencial para transformarmos rapidamente a situação. Não espere explodir ou chegar em seu limite. Construa novos hábitos dentro de casa, se adaptando a nova realidade, se trazendo para você a responsabilidade de lidar de forma madura e consciente com a nova situação. Analise e perceba que neste momento o que cabe a você é se cuidar e cuidar de sua família e principalmente não se arriscar e não colocar em risco as outras pessoas. Então crie novos mecanismos e formas leves de lidar com a nova situação. Cuide de seus pensamentos, escolha seus comportamentos que podem estar contribuindo em muito para a manutenção de seu nível de tensão.

  • Se assinalou mais do que 8:

Seu nível de stress parece estar bem alto. Questione a si mesmo com a seguinte pergunta: Manter- me tão estressada vai me ajudar a passar melhor por esta fase? DE que forma este meu nível de estresse ajuda a mim e as pessoas a minha volta?

Caso perceba que não está tendo controle sobre seus pensamentos, seus comportamentos e tem permanecido irritadiça boa parte do tempo, talvez seja o momento de buscar ajuda de um profissional psicólogo para te auxiliar no enfrentamento desta nova fase. É essencial que desenvolva habilidades mais assertivas para lidar com este momento de crise atual sem que sua saúde seja tão prejudicada.

Fonte: Baseado nos estudos de Marilda Novaes Lipp