5 exercícios para despertar a autoconsciência

Existe um provérbio africano que diz: “Quando não há inimigo dentro, os inimigos do lado de fora não podem fazer mal a você”.

 

Imagem relacionada

 

E isso me inspirou muito a falar sobre AUTOCONSCIÊNCIA, que é uma das habilidades mais importantes que uma pessoa pode ter. 

 

A forma como você reage a qualquer situação tem ligação direta com seus processos mentais internos. A autoconsciência pode quebrar qualquer padrão de pensamento destrutivo, que não é saudável para você. E, claro, pode te ajudar a ter comportamentos melhores e tomar melhores decisões.

 

Vou te mostrar 5 exercícios para você começar a despertar a sua autoconsciência:

 

1- Os 3 “Porquês” 

 

Antes de tomar uma decisão, pergunte a si mesma: “Por quê?”. Acompanhe sua resposta com outro “Por quê?” e depois um terceiro. Se você puder encontrar três boas razões para buscar algo, terá clareza e terá mais confiança em suas ações.

Lembre sempre: ser autoconsciente significa conhecer seus motivos e determinar se são coerentes ou não. 

 

2- Expansão do vocabulário emocional

 

“Os limites da minha língua significam os limites do meu mundo” Wittgenstein.

As respostas físicas das nossas emoções vão muito além de ‘feliz’ e ‘triste’. Colocar seus sentimentos em palavras tem um efeito terapêutico no cérebro, sabia? Quando você não é capaz de dizer como se sente, gera estresse. Aprenda a rotular suas emoções. Saiba o que você está sentindo naquele momento, suas emoções precisam ser reconhecidas por você. 

 

3- Interrompa as reações impulsivas 

 

Uma pessoa que não tem autoconsciência vive no piloto automático e responde às situações com reações de impulso. Agir com autoconsciência vai te ajudar a ter mais objetividade sem precisar ter reações por baixo dos filtros de esteriótipos e crenças. 

Respire fundo antes de agir, principalmente em situações de raiva e frustração. Eu sei que pode ser difícil, mas é um exercício! 

 

4- Conheça sua personalidade

 

Conhecer seu tipo de personalidade vai te ajudar a ter clareza dos seus pontos fortes e gerenciar melhor seus pontos fracos. Entender suas fortalezas e talentos pode ser tudo o que você precisa para fazer ótimas escolhas. 

Que tal fazer uma análise pessoal? 

 

5- Pratique meditação

 

A meditação é uma prática fundamental para melhorar a autoconsciência. Reserve um momento para se concentrar unicamente em sua respiração é a mesma coisa que virar uma chave interna. Você vai ter mais consciência da sua própria mente, e consequentemente, aprender a controlar ela melhor! 

Para iniciantes, comece reservando dez minutinhos. Encontre um lugar tranquilo para se sentar, respire pelo nariz e solte pela boca. Conte suas respirações silenciosamente, puxando sua mente para trás toda vez que ela vagar.